A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), através da Direção Regional de Estradas (DRE), está a desenvolver trabalhos de consolidação da escarpa sobranceira ao Túnel João Abel de Freitas, o que levou ao encerramento do ramo de saída e faixa sul (sentido Ribeira Brava – Caniçal) entre as 21h00 e as 6h00 aos dias de semana. No fim de semana o encerramento ocorria às 21h00 de sábado, mantinha-se todo o domingo e com reabertura às 6h00 de segunda-feira.
Contudo, no decurso dos trabalhos na noite de sexta-feira para sábado, ficaram expostos alguns afloramentos de basalto muito fraturados e alguns aglomerados de blocos misturados em depósitos de vertente, o que obrigou ao encerramento da via durante todo o fim de semana.
"Esta situação obriga a rever todo o planeamento da obra, bem como os tempos necessários à sua execução, sempre com a preocupação de não colocar em causa a segurança dos utentes da Via Rápida e de minimizar os impactos na mobilidade dos cidadãos", explica a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas em comunicado.
Atendendo ao novo enquadramento e à necessidade de rever o planeamento, a SREI/DRE decidiu adiar a intervenção na faixa sul para janeiro de 2020, salvaguardando a mobilidade das pessoas durante a época de Natal que se aproxima.
Deste modo, os horários de abertura e fecho do ramo de saída (sentido Ribeira Brava – Caniçal) mantêm-se conforme oportunamente divulgados, já não havendo qualquer limitação à operação da faixa sul.
Estas alterações entram em vigor hoje, dia 25/11/2019.