Filho de uma professora primária e de um bancário, Rui Miguel da Silva Barreto nasceu no Funchal, em setembro de 1976, e tirou uma licenciatura em gestão de empresas em Santarém, no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA).
No regresso à Madeira trabalhou na Empresa de Eletricidade da Madeira, onde esteve durante oito anos (2003 a 2011), tendo sido também consultor júnior na empresa Tracy International, atividades que exerceu até se dedicar à política, no CDS da região.
Casado e com três filhos, começou o seu percurso político em 2011, quando foi eleito deputado para o parlamento da Madeira.
Entre 2012 e 2015, foi deputado na Assembleia da República, tendo ficado conhecido por furar a disciplina parlamentar votando contra os orçamentos e a austeridade excessiva ditados na altura pela ‘troika’, o que lhe valeu um processo disciplinar e um afastamento de cinco meses dos órgãos do partido (2013).
Nas últimas regionais de 2015 voltou a ocupar um lugar no parlamento da Madeira e foi eleito líder do CDS da Madeira em 21 de julho de 2018.
C/ LUSA