Paulo Alexandre Nascimento Cafôfo nasceu em 1971, no Funchal, licenciou-se na Universidade de Coimbra, tornou-se docente em várias escolas da Madeira, chegou a dirigente do Sindicato dos Professores da Madeira e esteve ligado à Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira (Archais).
Pai de dois filhos, Cafôfo surgiu na vida política regional quando foi convidado pelos responsáveis socialistas madeirenses para encabeçar, em 2013, um projeto de coligação denominado ‘Mudança’, congregando PS, BE, PND, MPT, PTP e PAN.
Foi a liderar essa coligação que conseguiu, nas autárquicas desse ano, acabar com a maioria absoluta que o PSD sempre deteve na Câmara Municipal, tendo repetido a “façanha” nas autárquicas de 2017, com uma nova conjugação de forças partidárias, o projeto ‘Confiança’ que juntou PS, BE, JPP, PDR e Nós, Cidadãos!.
Paulo Cafôfo faz surgir perspetivas de coligações com outras forças partidárias regionais para afastar também, pela primeira vez, o PSD da conhecida Quinta Vigia [Presidência do executivo madeirense].
C/ LUSA