A Câmara Municipal do Funchal aprovou ontem o estabelecimento de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) na freguesia do Monte, uma das 10 que compõem o concelho, informou o vereador da Gestão Urbanística, Bruno Martins.
A nova ARU é a primeira definida para zonas altas do Funchal e cobre uma área de 54 hectares, entre os sítios da Corujeira e dos Tornos, num total de 650 moradias e cerca de 2.000 moradores, que passarão a dispor de benefícios e isenções fiscais para obras e projetos de reabilitação.
"Algumas destas famílias poderão igualmente legalizar agora as suas casas, ao abrigo do novo Plano Diretor Municipal, que já permitiu 83 legalizações em todo o concelho", disse Bruno Martins, após a reunião do executivo camarário, liderado pela coligação Confiança (PS/BE/PDR/Nós, Cidadãos!).
O vereador vincou que esta é uma "era sem precedentes" para o ordenamento do território no Funchal, depois de décadas em que "não existiu qualquer planeamento estratégico nas zonas altas".
"Cabe agora à Assembleia Municipal aprovar esta ARU e cumprir o desejo da população do Monte, dando-lhe acesso a este instrumento que tem sido extraordinário para a reabilitação urbana da baixa do Funchal e que o será também agora para as zonas altas", disse Bruno Martins.
C/Lusa