Um golo do ponta-direita Daniel Santos em cima do apito final deu ontem a vitória ao Madeira SAD, diante dos finlandeses do Dicken, por 28-27, na primeira mão dos quartos de final da Taça Challenge de andebol.
Num jogo com duas partes completamente distintas em termos da prestação das duas equipas, os insulares chegaram ao intervalo a vencer por seis golos de diferença (15-9), mas os nórdicos recuperarem e conseguirem o empate no último minuto, até que Daniel Santos fez o tento decisivo, a cinco segundos do fim.
Após os cinco minutos iniciais de equilíbrio, o Madeira SAD foi construindo uma margem confortável ao longo do primeiro tempo, também graças ao inspirado guarda-redes Gustavo Capdeville, com muitas defesas de alto nível, e chegou a ter uma vantagem de sete golos no início da segunda parte.
No entanto, a formação visitante manteve-se calma e não desistiu do jogo, conseguindo, aos poucos, diminuir a diferença no marcador, com destaque para Max Granlund, que apontou nove golos, oito dos quais nos segundos 30 minutos, e tornou-se no melhor marcador da partida.
Os finlandeses marcaram o dobro dos golos na segunda parte em comparação com a primeira (18 para nove) e igualaram a partida nos instantes finais, até que valeu ao Madeira SAD o golo final de Daniel Santos, que levou à euforia o lotado Pavilhão Gimnodesportivo do Funchal.
A segunda mão dos quartos de final está marcada para sábado, na zona de Pirkkola, localizada em Helsínquia, pelas 15:30 (hora local).
LUSA