Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Publicidade digital promove produtos nocivos para jovens e crianças – OMS
Sociedade 14 mar, 2019, 10:59

Publicidade digital promove produtos nocivos para jovens e crianças – OMS

Jovens e crianças estão cada vez mais expostos a produtos nefastos para a saúde através das redes sociais devido à falta de regulamentação da publicidade digital, alerta hoje um relatório da divisão europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Apesar das políticas e compromissos existentes para limitar a promoção de produtos nocivos à saúde junto de menores, como bebidas com alto teor de gordura, açúcar e sal, bebidas alcoólicas ou tabaco, incluindo novos produtos como cigarros eletrónicos, a OMS Europa considera existirem provas de que as crianças continuam expostas a este tipo de produtos através dos canais digitais.

O documento, intitulado "Supervisão e restrição do marketing digital de produtos nocivos para crianças", defende uma maior monitorização da publicidade digital deste tipo de produtos pelos países, mas também pelos pais das crianças.

Os autores do relatório acreditam que o controlo da publicidade digital de alimentos nocivos dirigida a crianças e jovens pode ser fundamental para reduzir o impacto negativo de problemas de saúde como doenças cardíacas, cancro, obesidade e doenças respiratórias crónicas, que representam 86% das mortes e 77% dos encargos com cuidados de saúda na Europa.

O relatório é o resultado de uma reunião com especialistas feita em junho em Moscovo, sendo o português João Breda o coordenador da direção para a prevenção e controlo de doenças crónicas não transmissíveis da OMS da Europa, que abrange 53 países, incluindo Portugal.

A reunião quis discutir os desafios da publicidade digital de produtos nocivos para a saúde tendo presente que as crianças passam cada vez mais tempo na Internet, nomeadamente em plataformas e redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube ou Snapchat, e que a exposição à publicidade digital aumentou.

Algumas organizações, como agências de publicidade, estão a usar técnicas sofisticadas, aproveitando que o uso crescente de telemóveis e redes sociais permitem a transmissão de mensagens personalizadas e direcionadas e "cada vez mais persuasivas", referem os autores.

Os especialistas concluíram também que "as estratégias de regulação e auto regulação que existam para a televisão e outros meios de comunicação social tradicionais estão obsoletas", afirmou Breda à Lusa, após a apresentação do estudo em Londres.

Uma consequência foi o desenvolvimento de uma ferramenta chamada CLICK para monitorizar a exposição das crianças à publicidade digital, que será testada inicialmente por alguns países, e cujos resultados deverão ser divulgados no final do ano.

"É necessária uma atitude mais musculada por partes das entidades públicas, mas os países não podem trabalhar sozinhos, por isso queremos desenvolver ferramentas e estratégias comuns", afirmou João Breda.

LUSA

Pode também gostar

Imagem de Bolsa de Lisboa cai pressionada por descida de 6,75% do BCP

Bolsa de Lisboa cai pressionada por descida de 6,75% do BCP

Imagem de Coroação do de Carlos III é amanhã (vídeo)

Coroação do de Carlos III é amanhã (vídeo)

Imagem de UE está pronta para discutir patentes de vacinas

UE está pronta para discutir patentes de vacinas

Imagem de Miguel Nunes vence Rali do Faial

Miguel Nunes vence Rali do Faial

Imagem de Sérgio Conceição diz que “é obrigatório” vencer todos os jogos até ao final

Sérgio Conceição diz que “é obrigatório” vencer todos os jogos até ao final

Imagem de Intervenção na rede de distribuição de água do Passeio das Virtudes

Intervenção na rede de distribuição de água do Passeio das Virtudes

Imagem de Calheta investe em rede de incêndios e reforça abastecimento de água ao Jardim do Mar (Vídeo)

Calheta investe em rede de incêndios e reforça abastecimento de água ao Jardim do Mar (Vídeo)

Imagem de 8ª edição do Madeira Fantastic Film Festival contou com 270 participantes (vídeo)

8ª edição do Madeira Fantastic Film Festival contou com 270 participantes (vídeo)

Imagem de Porto do Funchal com dois navios que trazem mais de cinco mil pessoas

Porto do Funchal com dois navios que trazem mais de cinco mil pessoas

Imagem de Aloísio Soares chamado no Marítimo para receção ao Belenenses

Aloísio Soares chamado no Marítimo para receção ao Belenenses

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025