O Governo Regional da Madeira investe anualmente 70 milhões de euros em medicamentos, dos quais 40 milhões na farmácia do hospital do Funchal e 30 milhões em comparticipações aos utentes, disse hoje o deputado social-democrata insular João Paulo Marques.
“Destes 70 milhões de euros, 30% são gastos em medicamentos inovadores”, afirmou o deputado do PSD madeirense no âmbito de uma visita que o grupo parlamentar do partido efetuou hoje à farmácia do hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
João Paulo Marques complementou que o objetivo daquela iniciativa partidária era “destacar a política de investimento na área do medicamento, que satisfaz os profissionais e utentes que dela beneficiam todos os dias”.
O parlamentar referiu que a farmácia daquela unidade hospitalar é um “serviço fundamental para a prestação de cuidados de saúde aos utentes do Serviços Regional de Saúde (SESRAM)”.
O social-democrata acrescentou que “todo o abastecimento de medicamentos ao SESARAM provém desta farmácia”, realçando que o Infarmed criou um prémio que distingue as boas práticas na área do medicamento, que já foi atribuído na Madeira em reconhecimento ao trabalho feito na região.
“Aqui a Madeira, através do Instituto de Saúde (IASAUDE), foi premiada por essa boa prática e pela implementação da via verde do medicamento região”, salientou.
João Paulo Marques argumentou que, “apesar de o projeto estar também implementado a nível nacional, na Madeira abrange mais medicamentos, o que garante mais eficácia e segurança aos doentes”.
LUSA