Miguel Albuquerque decidiu apostar na continuidade, reconhecendo o bom trabalho desenvolvido pela eurodeputada madeirense. A escolha não é alheia à indicação feita por Rui Rio, o líder nacional do partido, na recondução da maioria dos eurodeputados.
Ainda não é certo que Cláudia Monteiro de Aguiar ocupe a 5.ª posição, pois está dependente se o PSD-Açores avança, ou não, com a candidatura de Mota Amaral.
Cláudia Monteiro de Aguiar será candidata a um 2.º mandato, pondo um ponto final na incerteza de uma escolha que ameaçava dividir ainda mais o PSD Madeira.
Licenciada em Sociologia, pela Universidade do Minho, Cláudia Monteiro de Aguiar, que tem uma pós-graduação em Comunicação e Marketing pelo Instituto Politécnico de Leiria, vê assim o trabalho parlamentar reconhecido por Miguel Albuquerque
Entre 2003 e 2006, foi Junior Marketeer no Mundo Rural e participou no programa “Crescer sem Risco” do IPSS, onde realizou acompanhamento social a crianças e famílias necessitadas.
Em 2008, iniciou a sua carreira profissional como Consultora de Marketing, na cadeia de hotelaria internacional PortoBay Hotels & Resorts até 2011, ano em que é eleita deputada do PSD.
Entre 2011 e 2014, durante o XIX Governo Constitucional de Portugal, desempenhou funções de deputada, Membro da Mesa do Congresso do PSD-M e Conselheira do PSD. Em 2014, foi nomeada deputada ao Parlamento Europeu pelo Partido Popular Europeu, função que desempenha até à data. Para além da carreira política, é ainda Membro da Comissão de Transportes e Turismo e da Comissão dos Assuntos Marítimos e Pescas. Desempenha igualmente funções em grupos de trabalho nas áreas de Juventude, Mercado Digital e Regiões Ultraperiféricas.
O Parlamento Europeu criou um ‘site’ dedicado às eleições europeias de maio com informação em todas as línguas oficiais sobre o hemiciclo europeu, o papel dos eleitos e como os cidadãos podem votar em cada Estado-membro.
O site Eleições europeias 2019 (https://www.eleicoes-europeias.eu/), criado a quatro meses do ato eleitoral, foi desenhado para ajudar os interessados “a encontrar toda a informação relevante de que precisam num só sítio”.
As regras para a votação em cada Estado-membro são explicadas no ‘site’, nomeadamente o dia em que o escrutínio decorre e qual a documentação necessária para o exercício do direito de voto.
O ‘site’ inclui também ligações para as páginas das autoridades eleitorais nacionais e informação sobre como os residentes fora do país poderão votar.
As eleições ao Parlamento Europeu decorrem entre os dias 23 e 26 de maio, podendo cada Estado-membro escolher uma data neste intervalo.
Portugal elege 21 deputados ao Parlamento Europeu, no dia 26 de maio.