Primeira etapa da Taça da Madeira de Enduro organizado pela Freeride Madeira, Clube Caniço Riders e com a devida homologação da Associação de Ciclismo da Madeira.
Prova que estava estipulada realizar-se ao longo de dois dias e que devido às condições climatéricas adversas, a organização teve de alterar o programa de prova após a auscultação por parte das entidades competentes, passando a realizar-se apenas no domingo dia 21 de Fevereiro no Município de Machico.
Esta foi uma prova de “classe mundial” que juntou 5 PECS (prova especial cronometrada) muito exigentes e onde as temperaturas variaram entre o nevoeiro nos 1400 metros de altitude no Poiso e com alguma neve que fazia-se derreter, mais abaixo nos 1100 metros de altitude nas 4Estradas até a cidade de Machico tivemos um dia autêntico de sol e excelentes vistas paisagísticas.
Esta prova de caracter turístico apoiada pela Associação de Promoção da Madeira e a Secretaria Regional do Turismo foi desenrolada num formato endurance em 5 trilhos de ambiente Subtropical com cerca de 16 Km cronometrados na área compreendida entre o Poiso, 4Estradas, Boca do Risco e mais a Este da ilha finalizou-se a ultima etapa Pico do Facho – Praia da Ribeira do Natal. Ao longo das etapas esta prova contou com muito público e muitos eram os fotógrafos que por ali faziam o seu trabalho de captação de imagem, o publicou foi escaldante e deu mais brilho a esta prova que contou com cerca de 85 atletas em prova, 8 Internacionalizações de 27 atletas estrangeiros e outros 10 atletas de Portugal Continental.
Toda esta prova foi desenrolada com cerca de 35 Km em ligações, todos os atletas tinham de pedalar em modo passeio e onde tínhamos na zona das 4Estradas um Mecânico Assistente apoiado pela MZbikes , tivemos 3 pontos de reabastecimento para poderem saborear o famoso Bolo de Mel da Fábrica Ribeiro Seco, a Banana da Madeira e beber da nossa água Atlântida como Red Bull para dar mais energia para a etapa seguinte.
Esta foi a 2ª edição do Entrudo Enduro e foi ganha pelo Irlandês da equipa de fábrica Cube Bikes – Greg Callaghan com o tempo de 27m,08s, este atleta que ganhou no ano passado duas etapas da Taça do Mundo de Enduro na Irlanda e Escócia, em segundo lugar tivemos o atleta Escocês da Canyon Bikes – Joe Barnes e a fechar o pódio ao lado destes grandes atletas de "classe mundial" tivemos o conterrâneo Emanuel Pombo.
É de referir que em 6º Lugar com o tempo de 29m,53s e com 42 anos de idade tivemos o lendário e mediático Inglês – Steve Peat, atleta que já foi 17 vezes vencedor da Taça do Mundo de Downhill e 7 vezes vencedor do Lisboa Downtown e condecorado pela Rainha Isabel II.
Esta foi uma prova de caracter lúdico-desportivo realizada no melhor destino insular do Mundo que é a nossa Ilha da Madeira e realizou-se em Parque Natural na floresta Laurissilva que é considerado património natural mundial da UNESCO e onde tivemos um pouco mais de 8 fotógrafos/ jornalistas dos mais diversos países da Europa central a reportar todo o evento de forma a canalizarmos mais turistas a ilha da Madeira.
Total Km`s acumulado: 51 KM
Total Uphill: 1230 metros
Total Downhill: 2095 metros
PINKBIKE
(maior plataforma de mountain bike do mundo)
Cube Bikes França
Camara Municipal de Machico
Robert Erens – (Fotógrafo)
Miguel Moniz – (Fotógrafo)