O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) informa que a partir de quinta-feira, 24 de janeiro, a "Consulta Aberta (consulta complementar) estará disponível no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, das 09h:00 às 16h:00, de segunda a sexta".
A consulta complementar é "destinada aos utentes que necessitam de atendimento pouco ou nada urgente está também disponível nos Centros de Saúde de Santo António, da Nazaré e do Bom Jesus, das 14h:00 às 20h:00, e até ao momento já contabilizou mais de 300 atendimentos.
O alargamento desta consulta a mais um Centro de Saúde, no Concelho de Câmara de Lobos, surge em função da procura, no sentido de garantir o atendimento aos utentes que por motivos de doença súbita, não urgente e/ou pouco urgente necessitam de cuidados médicos.
A consulta aberta (consulta complementar) vigora em situação de exceção durante o período de ativação do Plano de Contingência para o Inverno. Esta consulta é criada no âmbito do Plano de Contingência para o Inverno apresentado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, em vigor desde outubro até abril, o qual integra orientações estratégicas e referenciais para atuação nas instituições do sistema de saúde da RAM.
Assim, os utentes que necessitam de ajuda médica, não urgente, devem privilegiar a ida ao centro de saúde da sua área de residência e procurar uma das várias soluções de atendimento lá existentes, nomeadamente a consulta de recurso, as consultas não programadas e/ou a consulta aberta existente (esta última, nos Centros de Saúde de Santo António, da Nazaré, do Bom Jesus e de Câmara de Lobos).
Esgotadas estas possibilidades de atendimento, os utentes residentes fora do Funchal têm ainda a possibilidade de recorrer aos Centros de Saúde com Serviço de Atendimento Urgente".