O projeto SeaBioData (Portuguese Seamounts Biodiversity Data Management, PT02-0017 EEA Grants), uma parceria entre o IPMA e o INESC-TEC, foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a capacidade nacional de avaliação e previsão do estado ambiental em águas marinhas, mediante o desenvolvimento de um sistema de aquisição e organização de dados.
De acordo com a informação hoje disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sistema disponibiliza “um conjunto de serviços interoperáveis para disseminação desses dados, permitindo a consulta e extração de informação agregada”.
"No âmbito do SeaBioData, foi desenvolvida uma ferramenta web para produzir e visualizar informação sobre as pressões humanas, concretamente a intensidade de pesca, numa área geográfica relativa aos montes submarinos do complexo geológico Madeira-Tore (NE Atlântico), definida pela Administração Portuguesa como uma potencial futura AMP. A informação proveniente do sistema de monitorização contínua de embarcações (VMS) e do diário de pesca dos navios portugueses que operam nessas áreas, previamente analisada pelo IPMA no âmbito do projeto BIOMETORE, foi incorporada nesta aplicação, que inclui um conjunto de funcionalidades incluindo a exploração e visualização de dados, mostrando resultados sobre a intensidade da pesca selecionada por tipo de arte, espécie e período temporal. A interface será disponibilizada em breve no site do IPMA aos potenciais utilizadores finais – administração, pescadores e comunidade científica".