A Associação Académica da Universidade da Madeira (UMa) venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, desta vez com o com o programa Universitas. O galardão visa distinguir as associações de estudantes do ensino superior que se destacaram pelas suas características e iniciativas de relevo, e é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A candidatura da Académica da Madeira foi a que mais pontos angariou a nível nacional.
Em 2017 a Académica da Madeira tinha sido igualmente distinguida com a pontuação máxima a nível nacional, com o programa de dinamização cultural, Herança Madeirense.
O Universitas é o programa que congrega a oferta de iniciativas de acolhimento, acompanhamento e preparação para a inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários e foi criado na sequência das actividades de integração e recepção aos alunos da UMa.
A entrega do prémio está prevista para o próximo mês de dezembro em Campo Maior e contará com a presença do Presidente da Direção, Carlos Abreu.