Na primeira metade de jogos da quinta ronda, o FC Porto recebeu e bateu por 3-0 o Nice, que continua com zero pontos, e saltou para o quinto posto à condição, com 10, com o Midtjylland, que estava 100% vitorioso, a cair em Roma (2-1).
Os dinamarqueses, que continuam assim com 12 pontos, foram para já apanhados no comando pelo Aston Villa, que bateu em casa o Young Boys (2-1), mas o Sporting de Braga também pode fazer parte desse grupo, caso vença o Rangers, em Glasgow.
O Lyon, de Paulo Fonseca, joga em Israel com o Maccabi Telavive, e também pode juntar-se à liderança.
Neste momento, tanto o Friburgo como o Ferencváros, a grande surpresa da prova, podiam estar isolados, ou colados na frente, mas ambos acabaram por empatar os seus jogos.
O Friburgo não passou do 0-0 na Republica Checa com o Plzen e o Ferencváros empatou no campo do Fenerbahçe (1-1), com Nelson Semedo a titular nos turcos e Talisca, ex-Benfica, a fazer o golo da equipa da casa.
No Estádio do Dragão, no Porto, depois da derrota com o Nottingham Forest (2-0) e o empate com o Utrecht (1-1), o FC Porto relançou a candidatura ao apuramento com uma robusta vitória sobre o Nice, que está praticamente eliminado.
Em noite espanhola, dois golos do Gabri Veiga, o primeiro logo no primeiro minuto e o segundo aos 33, e um de Samu, aos 61, na conversão de uma grande penalidade, permitiram o triunfo dos ‘dragões’, no reencontro do técnico italiano Francesco Farioli com o Nice, emblema que treinou em 2023/24.
Destaque ainda para Tiago Gouveia, que foi lançado no Nice aos 79 minutos, acabando por ser muito assobiado pelo público da equipa da casa já que está contratualmente ligado ao Benfica.
Em Roma, o médio Dani Silva assistiu do banco do Midtjylland à primeira derrota dos dinamarqueses, com Neil El Aynaoui, aos sete minutos, e El Shaarawy, aos 83, a fazerem os golos do líder da Serie A, com o brasileiro Paulinho a reduzir aos 86 para os forasteiros.
O holandês Mallen, com um ‘bis’, foi a figura do Aston Villa perante o Young Boys, enquanto Paulo Bernardo foi lançado na segunda parte no triunfo do Celtic (3-1) no campo do Feyenoord.
Félix Correia marcou na goleada caseira do Lille sobre o Dínamo Zagreb (4-0), numa partida em que Tiago Santos entrou nos franceses e Cardoso Varela foi utilizado pelos croatas.
Na Bulgária, o Celta Vigo também podia ter apanhado o grupo de lideres, mas acabou surpreendido pelo Ludogorets (3-2), com o croata Petar Stanic a assinar um ‘hat-trick’ para a equipa da casa, que contou com Dinis Almeida a tempo inteiro no setor defensivo.
Lusa