O deputado Avelino Conceição acusou o secretário regional da Agricultura e Pescas de não cumprir com a palavra, relembrando que Humberto Vasconcelos já disse várias vezes que o problema “já estava resolvido ou que se ia resolver logo a seguir, mas estamos em outubro e muitos bananicultores ainda não receberam as devidas compensações”.
O parlamentar socialista quer também saber se o levantamento das perdas que os bananicultores tiveram se estendeu a toda a Madeira, porque diz ter conhecimento que há concelhos, nomeadamente Santa Cruz e Machico, onde “ninguém da Secretaria ou de outro organismo qualquer se chegou a perguntar se havia percas nessas plantações”.
“São dúvidas que tínhamos para colocar ao senhor secretário, mas o PSD não autorizou” a audição parlamentar solicitada pelo PS, disse, acrescentando que “o PSD está a fugir ao debate destas questões que afetam os bananicultores”.
Avelino Conceição abordou também a questão das pescas e pergunta a Humberto Vasconcelos “por que é que a quota do atum patudo foi aberta e fechada horas depois. Achamos estranho, porque quando é atingida a quota, se se abre novamente para a descarga de novo peixe, nós podemos ficar prejudicados nas quotas futuras, como parece que está a acontecer”, advertiu.
O deputado deu conta ainda que quando o porto do Caniçal foi construído “havia cinco gruas para descarga de pescado e que, neste momento, existem apenas duas, uma das quais avariada”.
“Queríamos perguntar ao senhor secretário onde estão as outras três gruas e quem deu autorização para que fossem levantadas daquele espaço”, questionou. O PS quer também saber o porquê do adiamento da reconstrução da lota do Funchal.
Por fim, Avelino Conceição lamentou que responsáveis do Executivo tenham ido “para a televisão ameaçar os açorianos e dizer que para o próximo ano não iam passar as licenças habituais que são passadas para as embarcações açorianas”.
Segundo o deputado socialista, “o PSD está com medo de debater e dizer a realidade do que se passa nas pescas da Madeira”.