Numa escala agenciada pela Blatas, realizou-se a bordo do navio a tradicional troca de crestas entre a comandante do navio, o holandês Frank Robert Van Der Hoeven, e a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, e demais entidades portuárias.
Após a cerimónia, o comandante promoveu uma visita a bordo de um navio que está a navegar com 1.289 passageiros e 605 tripulantes, numa viagem que já passou pelos portos portugueses de Ponta Delgada e Lisboa, visitou Esoanha (Cartagena, Valencia, Barcelona e Cádis), Itália (Portofino, Citiavecchia e Nápoles), Grécia (Creta, Santorini, Sardenha e Atenas), Gibraltar, Malta, Cairo no Egipto, Tunísia e Turquia (Istambul e Éfeso).
O navio, projetado para um público premium custou cerca de 400 milhões de euros e foi remodelado em 2024. No Funchal, vai cruzar-se com o Vasco da Gama, que tem chegada prevista para as 17h00, vindo de Leixões.
Com 1.385 pessoas a bordo (878 passageiros e 507 tripulantes), o Vasco da Gama vai passar a noite no Cais 6 do Porto do Funchal, prosseguindo viagem pelas 13h00 de sábado, em direção a Santa Cruz de La Palma (ilhas Canárias).
Pertencente à frota da holding portuguesa Mystic Invest, o navio de cruzeiro tem 32 anos de serviço, sendo também um produto dos estaleiros Fincantieri. Custou na altura 220 milhões de euros, e foi remodelado já este ano para dar resposta a um público premium.
Está a realizar um cruzeiro à volta ao mundo de 175 dias, passando pelas ilhas Canárias, Cabo Verde, Caraíbas, América Central e América do Sul, Nova Zelândia e Austrália, Ásia e Médio Oriente, Mediterrâneo e Norte da Europa.