Foto: RTP
Economia
8 nov, 2025, 17:40
Disney Fantasy com escala inaugural na Madeira
O navio de cruzeiro Disney fantasy está a fazer este sábado, dia 8 de novembro, a escala inaugural na Madeira. O navio, que foi o quarto navio da Disney Cruises, já leva 13 anos de serviço, mas só esta temporada está posicionado na Europa, daí a estreia no Funchal.
Para assinalar a data, o agente do navio nesta escala na Madeira, a Blatas, promoveu a tradicional troca de placas que decorreu a bordo, com a presença do capitão do navio, o britânico Wesley James Dunlop. A cerimónia juntou várias entidades civis e militares, com a Administração dos Portos da Região autónoma da Madeira (APRAM, SA), a ser representada pelo gabinete Comercial e de Relações Públicas.
O Fantasy chegou ao Funchal pelas 7h00, proveniente do porto espanhol de Vigo. Vai permanecer na Pontinha até às 18h15, altura em que prossegue viagem para Porto Canaveral, Flórida, Estados Unidos, onde termina esta viagem de 13 dias a 16 de novembro. Está a navegar com 2.787 passageiros e 1.417 tripulantes, num cruzeiro que partiu de Southampton, Reino Unido, a 3 de novembro, e já visitou La Corunha, antes de Vigo e Funchal.
Construído em 2012 na Alemanha (estaleiros Meyer Werft), custou cerca de 900 milhões de euros, e esteve este ano em doca seca para uma remodelação. Vai ter este sábado a companhia do Costa Fortuna, também agenciado pela Blatas. O navio, da Costa Cruises, entrou no porto às 8h00 de Santa Cruz de La Palma (Canárias) e parte às 18h00 para Gibraltar.
Com 3.560 pessoas a bordo (2.623 passageiros e 937 tripulantes) e o italiano Antonio Tommaso Tateo como capitão, o Costa Fortuna está a realizar uma viagem de 14 dias com partida e chegada em Barcelona. Começou a 30 de outubro, e antes de chegar à Madeira passou por Marselha (França), Savona (Itália), Málaga, Furteventura, Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de La Palma (todos em Espanha). Depois de Gibraltar segue para Valencia e finalmente Barcelona.
Tem 22 anos de mar, foi construído em Itália nos estaleiros de Fincantieri e custou cerca de 450 milhões de euros.