"Conseguimos ter mais nove águas balneares, conseguimos ter mais 13 águas de excelente qualidade e diminuímos as águas de má qualidade de quatro, em 2015, para apenas uma no município do Funchal", revelou a governante após a atividade Beach Clean-Up in Madeira, cujo propósito é sensibilizar para a limpeza das praias (lixo marinho) e recolha de plásticos.
O Beach Clean-Up in Madeira é promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Recurso Naturais, através da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), em parceria com o Canning-Clode Marine Lab, parceiros no projeto Clean Atlantic, relativo à questão do Lixo Marinho.
A atividade decorreu na praia da Marginal da Avenida do Mar e contou com a colaboração dos alunos da Escola Secundária de Jaime Moniz e de elementos do Comité das Regiões Periféricas Marítimas da União Europeia.
O Centro de Investigação do Mar, que faz parte da ARDITI – Agência Regional Desenvolvimento, Investigação, Tecnologia e Inovação, aproveitou a ocasião para apresentar um projeto de limpeza do mar com o recurso a drones, captando imagens e quantificando o volume de plástico presente no mar e nas praias.
C/LUSA