No próximo ano, a Assembleia da República vai organizar várias iniciativas de celebração dos 50 anos da autonomia da Madeira.
Já depois da sessão solene José Pedro Aguiar Branco dava conta de mais iniciativas de proximidade entre instituições.
Já quando questionado sobre algumas reivindicações feitas pela Madeira, como a revisão da constituição ou revisão da lei de finanças regionais, Aguiar Branco não vê qualquer problema, mas deixou o alerta que o processo democrático depende de maiorias, seja de partidos ou de pessoas.
Já a presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu o aprofundamento da autonomia em diálogo constante com a República.
Rubina Leal lembrou a necessidade de uma revisão constitucional, de revisão também da lei das finanças regionais, assim como a atualização do estatuto politico administrativo da Região.
Declarações esta manhã, na sessão solene de boas-vindas ao presidente da Assembleia da República, que iniciou hoje uma visita de dois dias à Madeira.
Uma cerimónia que marcou também a Abertura das Comemorações, dos 50 Anos da Autonomia da Região.
Rubina Leal adiantou, já depois da cerimónia, que ficou acordado com o presidente da assembleia o cumprimento de audição aos órgãos de governo próprio, para além do compromisso de usufruir de representante no Parlamento Europeu, para ajudar aos deputados sobre as diretrizes europeias.