Abordagem integrada do doente crítico, doente crítico no pré-hospitalar; articulação das vias verdes na Madeira; organização e funcionamento dos Serviços de Urgência; doente crítico no pré-operatório, enfermagem avançada e situações específicas; reabilitação funcional e qualidade de vida e desafios futuros para os enfermeiros que cuidam do doente crítico serão algumas das áreas em discussão.
De acordo com uma nota enviada à comunicação social, as Jornadas de Enfermagem irão realizar-se entre quinta-feira e sábado, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
As Jornadas de Enfermagem, que se realizam pela primeira vez, são organizadas pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.), através do Serviço de Urgência, Bloco Operatório e Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Dr. Nélio Mendonça, em parceria com o Serviço de Emergência Médica Pré-hospitalar do Serviço Regional de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira.
Este evento técnico-científico irá reunir mais de 150 profissionais de saúde e tem como principais objetivos promover o debate e reflexão sobre a abordagem integrada do doente crítico nos diferentes serviços de saúde da Região Autónoma da Madeira, promover a partilha de experiências, estreitando laços de cooperação entre os diversos serviços, e divulgar resultados de estudos científicos no âmbito desta temática.
Os serviços de saúde da Madeira realçam que "os cuidados ao doente crítico exigem enormes desafios da equipa multidisciplinar" e que "as mudanças operadas em termos de complexidade dos problemas dos doentes e a permanente sofisticação dos meios de diagnóstico e terapêutica requerem dos enfermeiros que exercem a sua atividade profissional em unidades de emergência e urgência, bloco operatório e Cuidados Intensivos, uma constante atualização de conhecimentos".
O número de enfermeiros com competências acrescidas na área do doente em situação de doença critica – é referido na nota – tem vindo a aumentar, na região e no país, pelo que a abordagem integrada beneficia da união de esforços dos diversos serviços intervenientes no tratamento do doente crítico, sendo essencialmente os serviços de Emergência Médica pré-hospitalar, Serviço de Urgência, Bloco Operatório e Cuidados Intensivos, os que mais de perto cuidam deste tipo de doentes.
O primeiro dia das jornadas será dedicado à realização de três cursos pré jornadas "SBV – DAE", "Ventilação Não Invasiva" e "Princípios Fundamentais na Colocação de Mesas para Cirurgia".
Nos dias seguintes o programa das Jornadas irá contemplar diversas conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas de "reconhecida experiência" nesta matéria.
LUSA