O Papa Leão XIV celebra 70 anos de vida, este domingo. Contudo, as celebrações anteciparam-se, tendo o novo embaixador dos Estados Unidos no Vaticano, Brian Burch, presenteado o pontífice com um bolo de aniversário diretamente vindo ‘de casa’, no sábado.
Mas há mais: o hospital onde Robert Francis Prevost nasceu, a 14 de setembro de 1955, inaugurará uma placa de bronze em sua honra, na segunda-feira. Na altura denominado Mercy Hospital, a instituição hospitalar é desde 2021 apelidada de Insight Hospital & Medical Center.
A placa “homenageia o Papa Leão XIV, bem como o espírito duradouro do Mercy Hospital e o seu legado de cura na zona sul de Chicago”. “No Insight, temos orgulho em levar adiante essa missão”, disse o CEO da unidade, Atif Bawahab, citado pela FOX 32.
“É um privilégio para nós homenagear tanto a história desta instituição sagrada, quanto a vida notável do Papa Leão XIV, que continua a inspirar pessoas de fé em todo o mundo”, complementou o reverendo Henry Barlow, membro do conselho administrativo do Insight Hospital.
Saliente-se que a instituição original foi fundada em 1852 pelas Irmãs da Misericórdia e serviu como um “pilar de cuidados e compaixão por gerações”.
O irmão mais velho do Papa, John Prevost, confessou à ABC7 que recebe chamadas do irmão mais novo todos os dias e que até jogam Words with Friends.
“É uma conversa para distraí-lo do fardo pesado de administrar a Igreja. […] Ontem à noite foi: ‘Quem conheceu de famoso hoje durante as suas audiências?’ Ou: ‘O que comeu hoje?’”, exemplificou.
Prevost apontou ainda ter aconselhado o irmão a segurar-se ao corrimão, quando descer as escadas. “Não queremos cair aos 70 anos”, disse.
Recorde-se que Robert Francis Prevost é o primeiro norte-americano a ser eleito líder da Igreja Católica, cargo que assumiu em maio, na sequência da morte do Papa Francisco.
Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, Leão XIV é considerado afável, moderado e reservado, tendo sido uma das grandes apostas de Francisco, que o nomeou enquanto responsável pelos bispos de todo o mundo e pela sua comissão para a América Latina.