“Pode contar com o apoio financeiro para avançar com o Museu da Vinha e do Vinho”, declarou Miguel Albuquerque no âmbito das iniciativas da Festa do Vinho Madeira, após o desfile alegórico, que este ano aconteceu na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos em vez de nas ruas do Funchal.
Miguel Albuquerque respondeu, assim, a uma das pretensões dos responsáveis autárquicos locais.
Na sua opinião, o desfile foi “magnifico”, sendo o “melhor da Madeira”, integrado numa festa que é “genuinamente popular, em homenagem a um produto regional, que é o vinho”.
O responsável garantiu, ainda, que o Governo Regional vai continuar a apoiar os fatores de produção dos agricultores e viticultores.
“Se houver problemas com o escoamento da uva, o Governo Regional vai apoiar e resolver a situação”, adiantou.
Este ano, segundo os dados do Instituto do Vinho, Artesanato e Bordado da Madeira (IVBAM), está prevista uma quebra na produção entre 30 e 40%.
Segundo as estatísticas do IVBAM, na vindima de 2017 (campanha vitivinícola de 2017-2018), a produção total de uvas Vitis Vinífera na região vitivinícola da Madeira foi de 4.516 toneladas, que geraram 3,07 milhões de litros de vinho licoroso com Denominação de Origem (DO) "Madeira" ou "Vinho da Madeira", 1.035 hectolitros de vinho com DO “Madeirense” e 162 hectolitros de vinho com Indicação Geográfica (IG) "Terras Madeirenses".
No primeiro semestre de 2018, a produção e comercialização de Vinho Madeira registou um crescimento de 15% em quantidade (1.721.537 litros) e de 11% em valor (9.485.683,77 euros), comparativamente a igual período de 2017.
Miguel Albuquerque aproveitou a ocasião para apelar à “defesa da autonomia”, sustentando: “Nunca ao longo da história da Madeira esta se desenvolveu dependendo do apoio de Lisboa. Só depois de conquistada a autonomia os madeirenses conseguiram o desenvolvimento”.
A Festa do Vinho da Madeira é um dos cartazes turísticos da Madeira, que começou a 28 de agosto e termina domingo, tendo a Secretaria do Turismo e Cultura optado pelo reforço no festival de rua.
O Governo Regional da Madeira investiu este ano 263.000 euros neste cartaz (menos 5.000 euros do que em 2017), sendo a taxa de ocupação turística de 88,3% (menos 1,7% do que no ano anterior), "mas não inclui o alojamento local", especificou a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, na apresentação do evento que animou o centro do Funchal no decorrer desta semana.
LUSA