O presidente do CDS-PP da Madeira, Rui Barreto, pediu explicações ao Governo Regional sobre as indemnizações que os agricultores vão receber pelos prejuízos registados na produção de bananas, valor que classificou de "ridículo".
Em causa está o valor das indemnizações atribuídas aos agricultores que em fevereiro e março deste ano viram a sua produção de bananas e outras culturas destruídas pelos temporais nos concelhos da Ponta do Sol e de Câmara de Lobos.
"Os valores estipulados para alguns casos chegam a roçar o ridículo. É o caso de uma agricultora que garante ter recebido um ofício do Governo Regional para receber apenas 17 euros pelo prejuízo em 80 bananeiras, valor que não chega sequer para cobrir as despesas de deslocação ao Funchal para tratar do assunto", refere o CDS-PP da Madeira, em comunicado.
O dirigente "coloca-se ao lado dos agricultores e exige do secretário regional ‘explicações urgentes’ sobre várias questões que ele próprio já tinha lançado em março deste ano quando visitou uma das produções afetadas e conversou com agricultores", prossegue.
Entre as seis explicações pedidas estão questões como "onde está a linha de crédito que o Governo prometeu", "onde está o levantamento feito para se saber a dimensão dos prejuízos e o número de bananicultores afetados" ou "onde está o seguro de colheitas que o Governo diz que já existe".
"Rui Barreto considera estes esclarecimentos fundamentais para que se conheça os critérios e a forma como o Governo Regional responde a estes problemas concretos, que afetam pessoas com baixos rendimentos, mas também para se perceber quais são as reais prioridades deste executivo e se estamos perante um Governo que promete uma coisa e faz outra, completamente diferente", conclui o partido, no comunicado.
LUSA