O projeto, com um investimento total de € 215.980,00 , envolve a instalação de uma barreira dinâmica com 170 metros de comprimento e culmina este fim de semana com uma complexa operação de transporte de materiais por helicóptero, que obriga à interdição de um troço da Estrada dos Maroços.
A empreitada, adjudicada à empresa Mota-Engil Engenharia, baseia-se em estudos técnicos prévios, incluindo um relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e uma solução técnica detalhada do fabricante especializado italiano Maccaferri. Do valor total do investimento, a fatia principal, de € 178.007,00, é destinada ao fornecimento e aplicação da própria barreira de proteção.
A solução técnica implementada é uma barreira modelo RB 1500, um sistema de engenharia de ponta. Esta estrutura é certificada com a mais alta classificação de desempenho (Categoria A) e é capaz de absorver impactos de até 1500 kJ , tendo sido testada com sucesso para energias superiores a 1600 kJ. A sua tecnologia permite que, mesmo que um dos postes de suporte seja atingido, a estrutura restante continue a garantir a proteção, graças a dissipadores de energia que atuam por deformação.
A execução total da obra tem um prazo previsto de 90 dias. A fase atual, considerada a mais crítica e visualmente impactante, envolve equipas de alpinismo e a utilização de um helicóptero para transportar os componentes da barreira para o local de difícil acesso no talude. Esta operação logística, planeada para decorrer ao longo de 5 dias (de 16 a 20 de julho), motiva a interdição da Estrada dos Maroços durante este fim de semana para garantir a máxima segurança. Esta intervenção representa um passo fundamental na mitigação de riscos e na proteção da segurança de pessoas e bens na localidade.
Ao todo 19 peças foram colocadas. Cada uma com 600 quilos com uma altura de 4m.
O helicóptero transporta:
Postes do tipo HEA 140.
Estrutura de interceção, que inclui a malha principal de anéis de aço e a malha complementar.
Cabos de Aço (longitudinais, laterais e de ancoragem).
Dissipadores de Energia.
Placas de Ancoragem.
Acessórios diversos como manilhas e abraçadeiras.
Dimensões da Barreira
Extensão: A barreira terá uma extensão total de 170 metros , dividida em dois vãos (um de 90 m e outro de 70 ou 80 m).
Altura: A altura da barreira varia entre 4,0 e 5,0 metros , com a altura nominal de referência a ser de 4,0 metros.