Comparativamente ao período homólogo, registou-se uma diminuição de 10,6% na quantidade e uma redução de 6,1% em valor.
No semestre em referência, a comercialização no mercado nacional atingiu os 246,8 mil litros (‑23,1%) e rendeu um valor aproximado a 2,4 milhões de euros (-11,5%), dos quais 206,8 mil litros e 2,0 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira.
As exportações para os países da União Europeia rondaram os 715,6 mil litros (-9,6%), gerando uma valorização de 3,4 milhões de euros (-4,1%).
Por sua vez, as exportações para os países terceiros fixaram-se nos 425,9 mil litros (-3,4%), produzindo uma receita de cerca de 3,5 milhões de euros (-4,1%).
Nos países da União Europeia, saliência pela positiva para o mercado alemão – o segundo mercado mais importante da UE – que registou aumentos de 3,5% e de 2,2%, em quantidade e em valor, respetivamente.
Pela negativa, a França – que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE – observou diminuições de 15,8% em quantidade e de 4,4% em valor. As vendas para a Bélgica – terceiro mercado europeu mais relevante – evidenciaram tendência mista, com um aumento de 20,8% nas quantidades e uma redução de 4,6% em valor
No mercado extracomunitário, destaque pela sua expressão, para as vendas para o mercado japonês, com +7,2% nas quantidades e +10,4% em valor.
Já no mercado norte-americano verificou-se uma quebra de 14,4% nas quantidades e 20,6% em valor, sendo que noutro mercado extracomunitário importante – o Reino Unido – o desempenho foi também negativo, com diminuições de 23,9% nas quantidades e de 6,6% em valor.
Do total comercializado nestes primeiros seis meses de 2025, 82,0% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,57 euros/litro (7,82 euros/litro nos primeiros seis meses de 2024). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,71 euros/litro (menos 0,17 euros/litro que no período homólogo).
Reduzindo a análise ao 2.º trimestre de 2025, neste período a comercialização de Vinho Madeira atingiu os 741,9 mil litros, o que se traduziu em receitas de primeira venda que rondaram os 4,9 milhões de euros.