De acordo com fonte oficial do Exército, Garcia dos Santos, que foi capitão de Abril e especialista em comunicações, morreu na sua casa.
Amadeu Garcia dos Santos foi secretário de Estado no I Governo Provisório, chefe do Estado-Maior do Exército e presidente da ex-Junta Autónoma de Estradas (JAE).
A presidência já deixou uma mensagem no site oficial sobre o desperecimento de um herói de Abril: “O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas recebeu com enorme tristeza a notícia do falecimento do General Garcia dos Santos, e envia à família enlutada, nesta hora difícil, as sentidas condolências.
Constituiu-se como uma das figuras fundamentais do 25 de Abril e, mais tarde, no exercício de altos cargos militares, foi Chefe da Casa Militar do primeiro Presidente da República eleito após o 25 de Abril, foi ainda General Chefe do Estado-Maior do Exército, servindo dedicadamente a instituição militar.
Portugal perdeu uma referência do momento inicial e do avanço para a consolidação do 25 de Abril e da então Democracia nascente.”