O secretário regional da Saúde da Madeira, João Faria Nunes, disse hoje esperar que os trabalhos de construção do novo hospital do Funchal até ao final do seu mandato.
O governante fez esta observação na audição parlamentar, requerida pelo PSD, "aos membros do Gabinete de Apoio à Construção do Novo Hospital".
João Faria Nunes manifestou a esperança de ver, no seu mandato, "entrar as escavadoras nos terrenos de Santa Rita [local escolhido para o novo hospital]" com a finalidade de remover terras para dar início à construção da nova unidade.
O secretário regional da Saúde disse, também, ser importante a criação de uma "task force" que envolva os governos regional, da República e a União Europeia que garanta o financiamento da obra.
João Faria Nunes escusou-se a apontar valores, por estar em curso a readaptação do Programa Funcional, que data de 2004, às novas realidades do setor da saúde, assim como por se encontrar ainda em elaboração o caderno de encargos destinado ao novo hospital.
Para o governante, a nova unidade trará "uma maior humanização, custos operacionais mais baixos e um melhor serviço aos doentes", em contraste com a situação limite do atual hospital.
O titular da pasta da Saúde no Governo regional adiantou ainda não saber qual o futuro do atual Hospital do Funchal dr. Nélio Mendonça, mas assegurou que não haverá "duplicação de valências", admitindo que o espaço venha a ser readaptado para outras funcionalidades, ou vendido.