O primeiro navio a chegar, logo pelas sete horas, foi o ‘Explorer’ com 2.472 pessoas a bordo (1701 passageiros e 771 tripulantes). Está a realizar um cruzeiro de 16 dias, que começou a 17 de abril em Bridgetown, Barbados, e termina a 3 de maio em Palma de Maiorca. O navio, comandado pelo romeno Silviu Mitrea, segue viagem às 17 horas, rumo ao porto espanhol de Cadiz. Pelas nove horas, entrou no porto o Nieuw Statendam.
O navio da Holland America Line, chega de Santa Cruz de Tenerife, prosseguindo o cruzeiro às 20 horas, rumo ao porto de Leixões. Com 2.623 passageiros e 963 tripulantes, está a realizar uma viagem de 28 dias, que saiu a 5 de abril de Fort Lauderdale (Florida, Estados Unidos) e termina a 3 de maio, em Dover (Inglaterra). Durante a viagem, tem programadas escalas nas Bermudas, Marrocos, França, Ilhas Canárias e Países Baixos. País, do seu capitão, Bernard Draper.
Por último, com chegada prevista para as 19 horas, proveniente de Santa Cruz de Tenerife, o National Geographic Orion estreia-se na Madeira. Com 131 pessoas a bordo (69 passageiros e 68 tripulantes), tem ao leme o sueco Tom Leo Gustaf Granstrand. Vai cumprir uma escala de 26 horas, deixando o Funchal às 21 horas de terça-feira, em direção aos Açores.
Refira-se, que o Le Boréal, que chegou na tarde de domingo, continua no porto até ao final da tarde (18 horas), altura em que segue viagem para Lagos.