Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Portugal Restaurant Week volta a promover comida e vinhos portugueses na Califórnia
Foto: DR
Sociedade 20 abr, 2025, 14:36

Portugal Restaurant Week volta a promover comida e vinhos portugueses na Califórnia

A Portugal Restaurant Week regressa na segunda-feira à Califórnia para promover a gastronomia e vinhos portugueses, com nove restaurantes a participar na iniciativa da AICEP e do Consulado Geral de Portugal em São Francisco.

O programa vai decorrer até 27 de abril e permitirá aos consumidores degustarem vários pratos típicos com menus criados especificamente para esta semana.

“Sentimos que existe uma procura crescente por produtos gourmet e vinhos de Portugal”, disse à Lusa o responsável da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em São Francisco, Pedro Macedo Leão.

“Em termos de mercados, os Estados Unidos foram em 2024 o maior cliente dos vinhos portugueses, em valor. Os americanos valorizam cada vez mais os vinhos nacionais, e compram-nos vinhos de qualidade superior”, apontou, ressalvando que há incerteza em torno do efeito das tarifas e que esta é uma situação que deve ser acompanhada.

O programa regressa, de facto, numa altura em que os exportadores de produtos e vinhos portugueses estão a lidar com turbulência na cadeia de distribuição nos Estados Unidos, por causa das novas taxas aduaneiras.

No entanto, o apetite dos consumidores por estes produtos continua elevado e a intenção da AICEP é “promover a gastronomia portuguesa e os restaurantes portugueses em Los Angeles e em várias localizações na baía de São Francisco”.

Os restaurantes incluídos na iniciativa são o La Salette e o Tasca Tasca em Sonoma, o Holy Nata em São Francisco, o Adega e o Petiscos em São José, o Euro Café em Claremont, o Nuno’s Bistro em Upland e o Natas Pastries e Barra Santos em Los Angeles.

No Adega, por exemplo, haverá pratos de lula e ervilhas com chouriço, enquanto o Euro Café terá caldo verde, bife à portuguesa e arroz doce. No Natas Pastries, o menu inclui bacalhau com natas, polvo à lagareiro e bitoque, além do pastel de nata como sobremesa.

O espaço que já não fará parte é o Uma Casa, um icónico restaurante português liderado pelo chef Antelmo Faria que encerrou portas em março. “Temos muita pena que o Uma Casa tenha fechado, dado que prestava um bom serviço à nossa gastronomia em São Francisco”, afirmou Pedro Macedo Leão.

O responsável sublinhou que o consumo de produtos gourmet portugueses continua a crescer e que os voos diretos da TAP (um a partir de São Francisco e a nova rota de Los Angeles a começar em maio) ajudam na tendência.

“Os californianos reconhecem a qualidade dos produtos portugueses que conhecem durante as viagens que realizam ao nosso país, e às excelentes experiências gastronómicas que têm em Portugal”, continuou. “Portugal está na moda”.

Para dar visibilidade ao programa, foi desenvolvida uma campanha de marketing em jornais e redes sociais, com publicidade no San Francisco Chronicle, Los Angeles Times, San Jose Mercury e Portuguese Tribune.

“A AICEP com esta iniciativa pretende dar mais visibilidade aos produtos gastronómicos e vinho portugueses, contribuindo para fomentar o crescimento das exportações e posicionar Portugal como destino de investimento”, disse.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Covid-19: França regista quase 9.000 novos casos, recorde desde início da pandemia

Covid-19: França regista quase 9.000 novos casos, recorde desde início da pandemia

Imagem de Ponta do Sol no terreno a  desobstruir cursos de água

Ponta do Sol no terreno a desobstruir cursos de água

Imagem de Vila da Ribeira Brava com novas normas de trânsito

Vila da Ribeira Brava com novas normas de trânsito

Imagem de TVDE tem 37.500  motoristas certificados (vídeo)

TVDE tem 37.500 motoristas certificados (vídeo)

Imagem de PSD destaca investimento na Ponta do Sol (áudio)

PSD destaca investimento na Ponta do Sol (áudio)

Imagem de Tolentino Mendonça vence Prémio Pessoa (vídeo)

Tolentino Mendonça vence Prémio Pessoa (vídeo)

Imagem de Petróleo Brent permanece em máximos

Petróleo Brent permanece em máximos

Imagem de Senhor Bom Jesus continua a mobilizar fiéis (vídeo)

Senhor Bom Jesus continua a mobilizar fiéis (vídeo)

Imagem de 24 civis entre os quais 13 crianças encontrados mortos em carros

24 civis entre os quais 13 crianças encontrados mortos em carros

Imagem de Madeira quer trabalhar com energia elétrica 100% renovável (vídeo)

Madeira quer trabalhar com energia elétrica 100% renovável (vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025