O futebolista internacional Bruno Alves disse hoje que "ainda é cedo" para Portugal voltar para casa, confiando no triunfo no sábado sobre o Uruguai, nos oitavos de final do Mundial2018, em Sochi.
"Ainda é cedo. Temos um jogo para disputar, é o nosso foco. Estamos concentrados nesse desafio difícil. Prepará-lo bem. E vencer. Estamos aqui para vencer. E continuar fortes até ao final", disse o defesa central, revelando a ambição de chegar longe na prova.
A confiança de Bruno Alves, que aguarda pela estreia na competição, é imune à qualidade da dupla de avançados dos sul-americanos, Luís Suárez, do FC Barcelona, e Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain.
"(Como se trava esta dupla?) A equipa. Todos os jogadores ajudam no processo defensivo de Portugal e não vai ser diferente. É preciso ter atenção com esses jogadores de classe mundial, com qualidade. Estamos preparados. Portugal tem demonstrado que consegue jogar contra qualquer adversário", disse.
O experiente futebolista recusou a ideia de um enfoque no ‘duelo’ Cristiano Ronaldo-Luís Suárez, rivais que alinham no Real Madrid e FC Barcelona, respetivamente, sublinhando a ideia de que a "equipa" prevalece e que os lusos devem atuar "ao melhor nível" para serem bem-sucedidos.
Bruno Alves acredita que Portugal "vai crescer" a partir de agora, assumindo que a "responsabilidade" do título de campeão da Europa possa ‘pesar’ em alguns companheiros.
"É natural que nestes jogos de grupo ninguém queira cometer erros. Queremos sempre jogar bem. E essa parte também pesa um pouco dentro de campo. Responsabilidade e tensão normal dos primeiros jogos. Acreditando sempre que vamos melhorar a nossa qualidade de jogo, que vamos fazer mais e melhor, todos juntos", sublinhou.
Ainda assim, recorda que o mais importante é ganhar: "Já superamos essa fase de maior tensão. Se não jogarmos tão bem, queremos é ganhar. Às vezes esquecemos que mais do que jogar bem é vencer. É o objetivo de todas as seleções".
William para devido a mialgia, Guerreiro e Gelson regressam ao trabalho no Mundial2018
O futebolista internacional William Carvalho sofre de mialgias e falhou hoje o treino de Portugal que prepara o jogo de sábado com o Uruguai no Mundial2018, enquanto Raphael Guerreiro e Gelson Martins já recuperaram do mesmo problema.
O trinco da seleção, totalista nos três jogos, acusou dores musculares e parou, por precaução, até porque é o único ‘seis puro’ no lote de 23 convocados de Fernando Santos, face à lesão de Danilo há alguns meses.
Raphael Guerreiro, que também fez o pleno até agora, e Gelson Martins, que no triunfo 1-0 sobre Marrocos substituiu Bernardo Silva aos 59 minutos, foram reintegrados depois de na quarta-feira terem sido poupados e submetidos a exames médicos.
O calor persiste no centro de treinos do FC Saturn, 50 quilómetros a sudeste de Moscovo, levando Fernando Santos a observar o início da sessão numa sombra mais distante.
Com os guarda-redes Rui Patrício, Beto e Anthony Lopes a evoluir à parte, com Fernando Justino, a treinar o jogo de pés, os restantes elementos apenas realizaram corrida e exercícios físicos nos 15 minutos abertos à comunicação social.
A seleção de futebol voa na sexta-feira para Sochi, onde se estreou na competição, com 3-3 frente à Espanha, sendo que Fernando Santos e um jogador farão no Estádio Olímpico Fisht a antevisão ao encontro com o Uruguai.
A equipa vai trabalhar ainda em Kratovo e não realizará qualquer pronto em Sochi.
Portugal e Uruguai disputam um lugar nos quartos de final no sábado às 21:00, 19:00 em Lisboa.
LUSA