Foi uma inovação introduzida pela organização e que agradou e muito quer pilotos como adeptos, as classificativas de sexta-feira à noite realizada em sistema de “round”
O regulamento do Campeonato prevê e a organização, volta a apostar na fórmula de sucesso.
Assim, a prova verde rubra começa na sexta- feira, dia 6 de julho, com a Super Especial no centro de Machico, este ano a prova começa metros mais à frente da partida do ano passado, ou seja, depois da ponte e segue em direcção à rotunda onde fazem a inversão do percurso cumprindo o traçado igual ao que foi realizado ao ano passado.
A classificativa é assim aumentada em alguns metros passa dos 1.900 metros em 2017 para os dois mil e quatros metros.
Uma alteração na prova nocturna que acontece por que a organização “deu ouvidos” às sugestões apresentadas pelas equipas.
A Super Especial será então realizada em sistema de round e com a designação Pec 1 e Pec 2.
Os pontos extra serão em conformidade com art 7.3.1 do campeonato de ralis da Madeira, ou seja o melhor tempo da primeira passagem.
No sábado o rali regressa à estrada às 11:40 com três classificativas que se repetem ao logo do dia e por três vezes, totalizando nove classificativas no segundo dia de prova.
A classificativa da Matur (igual à versão do ano passado), a classificativa do Caniçal, que tem mais 600 metros, terminando perto do Estádio de Machico e a classificativa dos Maroços (igual à versão do ano passado).
Os reagrupamentos após cada “round” são feitos junto ao Fórum de Machico.
O parque de assistências fica localizado no Parque Desportivo de Água de Pena.
A festa final do pódio é no mesmo local do ano passado, no mercado velho.