O Governo da Madeira pretende que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) altere os limites de vento no aeroporto da região de mandatórios para recomendáveis, considerando que a economia está a ser "fortemente prejudicada" devido às atuais limitações.
"Sem pôr em questão a segurança dos passageiros e da operação temos de olhar para o Aeroporto da Madeira de outra maneira. O Aeroporto da Madeira não é o pior do mundo, não é o único que justifique ter limites mandatórios", disse hoje o vice-presidente do executivo, Pedro Calado, durante uma visita às instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, no Funchal.
O governante disse aos jornalistas que participou em reuniões, sexta-feira em Lisboa, com a ANAC, a ANA – Aeroportos de Portugal e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde transmitiu que o executivo madeirense está disponível para adquirir todos os equipamentos que permitam facilitar a operação no aeroporto internacional, mas garantiu que nunca o fará para "ficar tudo na mesma".
Pedro Calado realçou que o Aeroporto Cristiano Ronaldo é um "caso insólito", porque é o único no mundo que tem limites mandatórios, o que significa que as aeronaves não podem aterrar desde que os limites de vento estejam acima dos definidos, mesmo que o comandante tenha condições para o fazer.
"Se o fizer, a ANAC pode suspender a sua licença de voo", explicou, sublinhando que a decisão de alterar a situação compete inteiramente a esta entidade.
"Achamos estranho estes limites [mandatórios] estarem definidos desde 1964, quando o aeroporto foi inaugurado, e, entretanto, a pista cresceu 1.800 metros, as aeronaves são tecnologicamente muito mais evoluídas, os pilotos têm muito mais treino", disse, vincando a necessidade de alterar o regime para limites recomendáveis.
O governante reconheceu, no entanto, que a ANAC considera a segurança da operação e aguarda ainda o resultado de estudos, mas advertiu para a necessidade de tomar decisões tendo em conta que a economia da Madeira está a ser "fortemente prejudicada".
A operação no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, localizado no concelho de Santa Cruz, zona leste da ilha, tem vindo a ser bastante afetada nos últimos tempos devido aos ventos fortes que atingem cada vez com mais frequência aquela área.
C/ LUSA