O Governo Regional da Madeira decidiu, depois de auscultar a Associação de Atletismo (AAM) da região, criar uma pista para disciplinas técnicas na Penteada, no Funchal, em vez da projetada para atletismo para a população como estava prevista.
A novidade foi explicada pelo secretário regional do Equipamento e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, em sede de uma audição parlamentar na Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação na Assembleia Legislativa da Madeira, requerida pelo CDS/PP.
O secretário regional explicou aos deputados que, inicialmente, o Governo Regional pretendia erguer no espaço da Penteada uma pista para atletismo, em forma de oito, vocacionada apenas para usufruto da população, mas a Associação de Atletismo da Madeira (AAM) manifestou-se contra, tendo aconselhado, em alternativa, a criação de uma pista para disciplinas técnicas (salto à vara, salto em comprimento e arremesso do disco, martelo e do dardo), reivindicada pelos respetivos atletas.
Amílcar Gonçalves considerou, no entanto, que o Governo Regional não descarta, no futuro, criar uma pista, certificada nacional e internacionalmente, para atletismo no Funchal, mas reconheceu que o problema é encontrar o terreno ideal já que a orografia da Madeira obriga a trabalhos de contenção dispendiosos.
O deputado do partido requerente [CDS/PP] Lino Abreu justificou a audição porque o projeto governamental nunca seria homologado pelas autoridades desportivas por não respeitar as regras da modalidade, apesar de envolver um investimento de 3,5 milhões de euros.
LUSA