Neste momento estão cancelados seis voos: dois da companhia aérea portuguesa TAP e quatro voos da companhia de baixo custo easyJet.
Os voos da companhia área portuguesa eram provenientes do Porto e de Lisboa e os da easyJet do Porto, e do Reino Unido.
Quantos aos voos divergidos foram reencaminhados para Porto Santo, Canárias, Lisboa e dois aviões da easyJet voltaram à origem, um de Gatwick e outro de Bristol, num dia em que estão previstos 43 movimentos.
Apenas três voos conseguiram aterrar, aproveitando uma aberta, no caso um avião da Condor, proveniente de Hamburgo; um da Volotea proveniente de Nantes, e outro da Transavia proveniente de Lyon.
O vento tem estado a soprar forte na zona do aeroporto Cristiano Ronaldo, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a já ter registado uma rajada de 93 km/h na estação que mantém no local.
O IPMA tem ativo um aviso amarelo até sexta-feira às 11:59 horas, para o vento forte do quadrante norte, com rajadas até 80 km/h, em especial nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira.
A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para agitação marítima forte, má visibilidade e vento, recomendando aos "proprietários ou armadores das embarcações para que tomem as devidas precauções mantendo estas nos portos de abrigo e considerem a adoção de medidas suplementares tais como o reforço da amarração".
Recomenda ainda "à população que adote medidas de autoproteção na orla costeira em função do vento forte que se verifica".
LUSA