"Pretendemos promover e a afirmar a Região enquanto destino de história, de cultura, de património material e imaterial e de tradições e enaltecer o papel que a Madeira teve na história da expansão marítima e na economia global através dos seus recursos endógenos e da sua posição geoestratégica", disse a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, na conferência de apresentação da marca e das ferramentas de comunicação que sustentam a divulgação/promoção das celebrações.
O logótipo é inspirado na bandeira da região autónoma e na cruz da Ordem de Cristo e está disponível em diversas cores onde, por exemplo, o verde simboliza a natureza, azul o mar, o amarelo o sol e o calor e o vermelho a forma calorosa como os ilhéus recebem os visitantes.
A partir deste símbolo foram também criados um padrão comemorativo, troféus e uma medalha.
Em termos de comunicação, para além do site na internet (www.madeira600.pt) e de uma conta no Facebook (Madeira 600 anos) foram criadas quatro imagens principais, onde os dois zeros do número 600 são preenchidos com elementos identificativos da Madeira, como as flores, o bordado, o vinho e a música.
"Criámos uma marca e uma identidade gráfica forte para identificar e salientar todos os eventos e iniciativas que vão ser desenvolvidas ao longo das comemorações", disse Paula Cabaço, realçando que toda a informação e material de comunicação está disponível em português e inglês.
O Presidente da Comissão Executiva das Comemorações, Guilherme Silva, salientou, por seu lado, que o programa assenta no "entusiasmo e desejo coletivo" dos madeirenses em afirmar a sua memória histórica, mas sublinhou que não ficará apenas por aí.
"As comemorações impõem-nos um dever de cidadania, que é o de tirarmos o maior proveito possível para a economia da Região", disse.
c/LUSA