O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, apelou hoje aos jovens que não conseguiram votar no concelho de Santa Cruz e aos adeptos do futebol que "não desistam" de exercer o seu direito de voto.
"Apelo aos jovens na freguesia de Santa Cruz que não conseguiram votar, estando devidamente inscritos, porque houve um problema nos cadernos eleitorais, que ainda têm a possibilidade de exercerem o seu direito, como a generalidade dos eleitores", declarou o juiz conselheiro depois de ter votado no Funchal.
Ireneu Barreto fazia referência ao problema que surgiu em algumas mesas de voto, na freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, vizinho a este do Funchal, no qual, esta manhã, devido a problemas de má impressão dos cadernos eleitorais alguns jovens de 18 anos não conseguiram exercer de imediato o seu direito de voto, uma situação que ficou resolvida depois da junta de freguesia de localidade ter feito uma nova impressão dos documentos.
O representante, também mencionando o jogo União-Benfica que está agendado para hoje no estádio da Madeira, na Choupana, argumentou que "há tempo para o futebol, para lazer e um tempo para ir votar".
O responsável defendeu ser "preferível não haver jogos de futebol neste dia, mas uma vez que há, mais uma razão para antes de irem ver o jogo ou depois, os eleitores ainda têm tempo de se dirigirem a mesas de voto".
Ireneu Barreto salientou que "o voto é a nossa arma, a arma do povo, pois é nestes dias temos o poder de decidir o presente e o futuro".
Recordando as declarações do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou que "a abstenção é desistir do presente e abdicar do futuro".
O representante referiu ter conhecimento de que se regista "uma afluência razoável nas mesas de voto" do arquipélago.
Também sustentou que o Presidente da República, Seja qual for o resultado das eleições terá um papel importante e fundamental para o futuro governo do país", afirmando não estar "preocupado", pois "a Constituição e o regime democrático, sendo uma democracia madura, vai sempre encontrar solução".