Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Verstappen mais perto da galeria dos maiores da Fórmula 1
Desporto 24 nov, 2024, 11:35

Verstappen mais perto da galeria dos maiores da Fórmula 1

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) mostrou este domingo que está cada vez mais perto da galeria dos maiores heróis da Fórmula 1 ao confirmar o quarto título mundial consecutivo, numa das temporadas mais difíceis do rebelde do campeonato.

Com ‘apenas’ oito vitórias em 22 corridas já disputadas este ano, o piloto da Red Bull, conhecido por ‘Mad Max’, numa referência à personagem do ator Mel Gibson no filme homónimo, está cada vez mais maduro e dominador desportivamente na Fórmula 1, juntando-se a um lote de apenas cinco pilotos que tinham conquistado quatro ou mais títulos.

Uma lista encabeçada pelo alemão Michael Schumacher e pelo britânico Lewis Hamilton, ambos com sete, seguindo-se o argentino Juan Manuel Fabgio (cinco) e o francês Alain Prost e o alemão Sebastian Vettel, que também têm quatro.

Conhecido pelo seu caráter intempestivo dentro de pista, Verstappen foi já apontado pelo antigo patrão da Fórmula 1, o britânico Bernie Ecclestone, como “a melhor coisa que aconteceu à modalidade nos últimos anos”.

O neerlandês já tinha sido o mais novo de sempre a competir na categoria rainha do desporto automóvel, antes mesmo de ter idade para ter a carta de condução.

Filho de um antigo piloto, Jos Verstappen, ‘Mad’ Max tornou-se em 2022 num dos campeões mais precoces da Fórmula 1, ao assegurar o título a cinco corridas do final, feito que repetiu em 2023.

O neerlandês igualou o britânico Nigel Mansell, ficando apenas atrás do alemão Michael Schumacher, que em 2002 assegurou o título a seis provas do final.

Desde cedo que o jovem Max, filho mais velho de Jos e Sophie Kumpen, entrou no mundo da competição, desde logo porque o pai tinha sido o mais bem-sucedido piloto dos Países Baixos até então.

Ser piloto de Fórmula 1 era “um sonho de criança”, admitiu, no início da carreira.

Mas também a mãe competiu, com sucesso, em karts, modalidade em que o agora campeão se iniciou aos quatro anos de idade.

Aos 15, viria mesmo a sagrar-se campeão mundial em karting, demonstrando que a educação rígida que recebeu em casa estava a formar um piloto de elite.

A relação dura com o pai é um dos segredos mais mal-escondidos do ‘paddock’, e o próprio Max recordou, em 2019, à margem do Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1, um episódio em que o pai o abandonou numa bomba de gasolina, em Itália, depois de se ter despistado numa corrida “que deveria ter vencido facilmente”, sendo que os dois estiveram a semana seguinte sem se falar.

É precisamente devido a essa pressão familiar que Max Verstappen não encontrou “surpresas na Fórmula 1”, pois não houve “ninguém mais duro” consigo do que o próprio pai.

Gerindo a carreira do filho com mão de ferro, Jos Verstappen guiou o jovem Max à Fórmula 1 através da Toro Rosso, a equipa satélite da Red Bull, em 2015, iniciando um trajeto em que quebrou vários recordes de precocidade da modalidade.

Com 17 anos e 166 dias, tornou-se, no Grande Prémio da Austrália desse ano, no mais novo de sempre a participar a tempo inteiro no ‘Grande Circo’.

Duas corridas mais tarde, na Malásia, foi o mais novo de sempre a pontuar, com 17 anos e 180 dias, ao ser sétimo classificado.

Em 2016, já com a temporada em curso, o ultra confiante e, por vezes, polémico piloto, que se define como neerlandês apesar de ter nascido na Bélgica, em Hasselt, foi promovido à equipa principal da Red Bull, substituindo o russo Daniil Kvyat. E, logo na corrida de estreia pela equipa, venceu o GP de Espanha, com 18 anos e 228 dias.

O sucesso de Max Verstappen na Fórmula 1 foi sendo construído à base de vários incidentes, muitos deles provocados pela impetuosidade em pista — acompanhado de uma honestidade ‘crua’ fora dela -, fenómeno que este ano esteve bastante mais controlado, o que se traduziu no domínio da temporada.

Depois de dois terceiros lugares no campeonato, em 2019 e 2020, Verstappen, que cumpriu 27 anos em 30 de setembro, conquistou o quarto título da sua carreira depois da vitória polémica de 2021, na última prova da temporada, em Abu Dhabi, frente a Lewis Hamilton, e das temporadas dominadoras de 2022, em que bateu o recorde de vitórias, chegando às 15, e de 2023, em que voltou a bater o mesmo recorde, com 19 triunfos em 22 corridas.

O neerlandês, que em 2021 se tornou no 34.º campeão diferente e no quarto mais novo, atrás do alemão Sebastian Vettel, do próprio Lewis Hamilton e do espanhol Fernando Alonso, persegue, agora, outros recordes da modalidade.

Dono de uma personalidade vincada e pouco expansiva fora da pista, transfigura-se dentro do carro, tendo protagonizado ao longo da carreira diversos incidentes com outros pilotos.

“Eu entro no circuito e mudo a chave de modo calmo para agressivo”, admitiu, em 2016, numa entrevista ao jornal brasileiro GloboEsporte.

Mas a Fórmula 1 está presente na vida do piloto de 27 anos também fora das pistas, pois desde o início de janeiro de 2020 que confirmou o namoro com a modelo brasileira Kelly Piquet, filha do antigo piloto e campeão mundial de Fórmula 1 brasileiro Nélson Piquet.

Avesso aos holofotes da fama, recusou participar no documentário ‘Drive to Survive’ da plataforma Netflix, por não gostar da forma como era retratado nas primeiras temporadas e ficar nervoso com a presença constante das câmaras durante os fins de semana de Grande Prémio.

“Normalmente, não sou alguém que gosta de ter câmaras por perto”, admite.

Contudo, no final de 2020 viria a lançar o seu próprio documentário, ‘Whatever It Takes’, com a sua visão do campeonato.

Aos 27 anos, Max Verstappen encaminha-se para se juntar aos maiores nomes de sempre da Fórmula 1. Para além dos títulos, prestações como a que teve na ronda anterior, no Brasil, em que partiu de 17.º para vencer, numa temporada em que começou por ter claramente o melhor carro da grelha para guiar o quarto mais rápido na segunda metade da época, contribuem para engrandecer a lenda.

Pode também gostar

Imagem de Regresso de venezuelanos contribuiu para aumento da população estrangeira na Madeira

Regresso de venezuelanos contribuiu para aumento da população estrangeira na Madeira

Imagem de Mais de 26 mil alunos com falta de professores no ano passado

Mais de 26 mil alunos com falta de professores no ano passado

Imagem de Confiança defende a fiscalização dos alojamentos locais (vídeo)

Confiança defende a fiscalização dos alojamentos locais (vídeo)

Imagem de ACIF `aplaude` eventual entrada da Ryanair na rota da Madeira

ACIF `aplaude` eventual entrada da Ryanair na rota da Madeira

Imagem de PSP regista 113 acidentes de viação na última semana

PSP regista 113 acidentes de viação na última semana

Imagem de Porto em dificuldades para vencer o Chaves

Porto em dificuldades para vencer o Chaves

Imagem de Exercício simulou acidente rodoviário no Pináculo (vídeo)

Exercício simulou acidente rodoviário no Pináculo (vídeo)

Imagem de «É necessário encontrar soluções para o país» (vídeo)

«É necessário encontrar soluções para o país» (vídeo)

Imagem de Transfusão de sangue no Porto Santo (vídeo)

Transfusão de sangue no Porto Santo (vídeo)

Imagem de Ondas podem atingir os 10 metros no sábado

Ondas podem atingir os 10 metros no sábado

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025