A primeira Assembleia-geral daquela associação decorreu hoje, em Madrid, à margem da International Cruise Summit, uma conferência que reúne vários representantes da indústria dos cruzeiros.
Paula Cabaço tem como vice-presidente Pedro Suaréz de Tenerife, fazendo ainda parte da direção Beatriz Calzada, de Las Palmas, Sancha Santos, dos Açores e Irineu Camacho, de Cabo Verde.
A direção tem um mandato de cinco anos e a presidência será rotativa, cabendo a cada um dos membros da direção presidir à associação durante um ano.
A marca Cruise Atlantic Islands foi criada, em 1994, pelas autoridades portuárias da Madeira e de Canárias, mas como figura jurídica de interesse mútuo, só existe desde outubro de 2023, após a assinatura da ata que funda a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, uma iniciativa histórica que marca uma nova fase de cooperação entre os Portos de Canárias, Madeira, Cabo Verde e Açores, numa altura em que a linha da CAI, Cruise Atlantic Islands representa um mercado de quase 03 milhões de passageiros.
Esta associação surge por se entender que a cooperação entre estes portos é fundamental para a definição de estratégias de captação de fontes de financiamento comunitário para o desenvolvimento de projetos conjuntos que possam responder aos novos desafios da gestão portuária, mas também potenciar o crescimento económico, melhorar a conectividade e reforçar a resiliência perante as alterações climáticas e os desafios ambientais.