O presidente do Governo da Madeira anunciou hoje que os produtores agrícolas afetados pelos temporais do início de março vão receber apoios de até 80% do valor dos prejuízos, sendo o regulamento de atribuição de indemnizações aprovado este mês.
“Perante as intempéries que assolaram a região no início de março, o Governo Regional delineou de imediato um programa de apoios aos prejuízos, por forma a apoiar a reconstrução”, declarou Miguel Albuquerque, no debate mensal na Assembleia Legislativa da Madeira, com o tema “Agricultura”.
O governante acrescentou que “não só serão dados apoios até 80% do valor dos prejuízos, como estarão disponíveis apoios para a reposição das condições de produção, o que é indispensável para que estes [produtores] possam continuar com a sua atividade”.
Miguel Albuquerque explicou que diversas equipas estão a trabalhar para avaliar os prejuízos e a receber as correspondentes declarações dos danos, que “serão avaliadas durante o mês de abril”.
A agricultura na Madeira, destacou, tem registado um “forte crescimento nas quantidades produzidas, no rendimento dos agricultores e nas quotas de mercado conquistadas”.
Em 6 de março, o executivo regional estimou em 1,5 milhões de euros os prejuízos na agricultura devido ao mau tempo.
LUSA