A primavera chega esta terça-feira ao hemisfério norte, pelas 16:15, e nos primeiros dias traz consigo sol e vento, por vezes forte, nas zonas altas.
O primeiro dia de primavera será ameno, mas as temperaturas descem nos dois dias seguintes. Para os primeiros dias de primavera não se prevê chuva, sendo que para quarta-feira se prevê céu pouco nublado ou limpo, só se esperando vento forte nas terras altas até ao final da manhã.
Segundo a informação disponível na página do Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera acontece este ano no hemisfério norte pelas 16:15 de dia 20 de março. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de junho às 11:07, acrescenta a nota do Observatório Astronómico sobre a data.
O equinócio, explica o Observatório, é o “instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste” e a palavra, na sua origem latina, significa noite com duração igual ao dia.
Dentro de dias, a 25 de março, na madrugada de sábado para domingo, a hora muda em Portugal para o horário de verão, com os relógios a adiantarem uma hora, à 01:00 para as 2:00 em Portugal continental e região autónoma da Madeira, e às 00:00 para a 01:00 na região autónoma dos Açores.
LUSA