O jovem piloto madeirense Martim Meneses, pentacampeão nacional de karting, concluiu a sua participação nos FIA Motorsport Games, realizados na semana passada no Circuito Aspar, em Guadassur, Valência. Representando Portugal na categoria Karting Sprint Júnior, Martim destacou-se pela determinação e entrega ao longo das provas, embora tenha enfrentado desafios inesperados.
Em declarações sobre a experiência nos FIA Motorsport Games, Martim afirmou:
“Adorei estar presente nos jogos. Foi um ambiente brutal e nunca tinha visto algo semelhante a este evento. Em relação às corridas, ficou a faltar um pouco de treino com estes motores, pois a nível de setup do chassis estava tudo bem, mas faltou ter uma melhor afinação de motor. Fiz boas corridas onde dei sempre o meu melhor, mas na final, quando vinha em 8º lugar, fui posto fora por um adversário, terminando a minha corrida de forma inglória.”
Martim aproveitou para expressar a sua gratidão à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) pela oportunidade e a todos que contribuíram para a sua participação: “Gostaria de agradecer à FPAK por me ter dado mais esta oportunidade de representar Portugal numa competição internacional, bem como à AKM e aos meus patrocinadores, por todo o seu apoio imprescindível.”
Preparação para as IAME World Finals
Após um breve regresso à Madeira, Martim já se prepara para o próximo desafio internacional: as IAME World Finals, que decorrem de 4 a 9 de novembro no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência. Considerada uma das competições mais exigentes do calendário internacional de karting, a prova reunirá 127 pilotos na categoria X30, considerada a categoria rainha do desporto.
Sobre este novo desafio, Martim Meneses declarou: “Regressamos à Madeira uns dias para descansar e também retomar os estudos, voltando às provas ao mais alto nível e a Valência, desta feita no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, para uma sessão de testes, já a partir de sexta-feira. Nesta mesma pista iniciam-se, já a partir de segunda-feira, dia 4 de outubro, as IAME World Finals 2024, que se prolongam até sábado. Vai ser muito difícil, não só para mim, mas para todos os que estão presentes. É a categoria rainha do karting e estão presentes 127 pilotos só na X30. Vai ser uma boa aprendizagem e vou poder lutar contra os melhores do mundo. Neste momento, a minha ambição é conseguir passar à final, mas tal não será tarefa fácil e teremos de nos apresentar ao nosso melhor nível, pois dos 127 pilotos inscritos, somente 36 vão disputar a final.”
Martim Meneses segue focado e determinado a enfrentar este novo desafio, consolidando o seu percurso de crescimento e experiência ao lado de grandes talentos internacionais.