Gustavo inaugurou o marcador, aos 10 minutos, na cobrança de um livre direto, e João Paulo marcou o segundo, aos 31, na sequência de um pontapé de canto, confirmando a superioridade do Penafiel.
Os locais não acusaram a ausência dos habituais titulares Rafa e Romeu Ribeiro, no meio-campo, ambos a cumprir castigo, e, desde cedo, assumiram o controlo, alternando o jogo interior com os corredores, quase sempre sob a batuta de Gustavo e aproveitando a vocação ofensiva dos laterais.
O União, sem André Carvalhas, lesionado, apostava nas transições, mas a velocidade de execução e intensidade dos penafidelenses foram um obstáculo maior para a estratégia da equipa, obrigada a correr atrás da bola, sobretudo na fase inicial.
Logo aos quatro minutos, Fábio Abreu atrapalhou-se frente a Chastre, guarda-redes que foi surpreendido, aos 10, num livre direto de Gustavo, com a bola a passar pelo meio da barreira.
Em vantagem, o Penafiel concedeu estrategicamente a iniciativa ao adversário, mas o União, pouco pressionante sem bola e com baixa intensidade no seu jogo, nunca se sentiu confortável, e só de bola parada, aos 14 minutos, ficou verdadeiramente perto de marcar, quando Pathé Ciss, após livre, entrou de rompante na pequena área, mas atirou por cima.
A melhor qualidade de jogo do Penafiel foi sempre evidente e, mesmo em transições rápidas, a equipa conseguia chegar depressa à área contrária e em boas condições de finalizar.
Ludovic, aos 16 minutos, e João Paulo, aos 22, ficaram perto de marcar, mas Chastre, o melhor do União, negou-lhes os intentos. À terceira tentativa, os mesmos jogadores do Penafiel construíram o segundo golo, com João Paulo a corresponder, de cabeça, na área, ao canto levantado por Ludovic na direita.
Na segunda parte, o União foi um pouco mais atrevido, conseguindo colocar mais unidades no meio campo ofensivo, sem com isso conseguir incomodar o guarda-redes Ivo Gonçalves. O Penafiel geriu o resultado e podia até ter aumentado a contagem, por Gleison e Fábio Abreu.
Com esta vitória, o Penafiel continua a espreita a subida de divisão, enquanto o União da Madeira, no lado oposto da classificação, pode acabar a jornada em zona de despromoção.
LUSA