O abandono é uma das formas de maus-tratos a animais mais comuns. Em Portugal, esta prática tem crescido nos últimos anos devido a diversos fatores.
“Assente nos valores da sua responsabilidade social, o Clube Desportivo Nacional irá promover diversas ações, neste mês de outubro, que visam promover a adoção responsável e sensibilizar a sociedade para a realidade dos animais abandonados. Em parceira com a AAAC – Associação Ajuda a Alimentar Cães, várias ações serão dinamizadas com o objetivo de apoiar e proteger estes seres vivos, que merecem o maior respeito por parte dos humanos. Neste Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, destacamos a visita de uma comitiva do plantel de futebol profissional do Clube às instalações da AAAC, em momentos marcantes e de alegria para jogadores, voluntários e animais.
No jogo da jornada 8 do campeonato, frente ao SL Benfica, o CD Nacional vai unir forças à Fundação do Futebol – Liga Portugal para promover a adoção responsável e sensibilizar a sociedade para a realidade dos animais errantes, com a campanha “Não me deixes fora de jogo”. Com o objetivo de criar uma sociedade mais consciente e solidária, vários jogadores alvi-negros irão entrar em campo acompanhados por cães, disponíveis para uma adoção responsável na AAAC, situada na Estrada da Boa Nova nº 63 (Funchal). A adoção responsável é um passo fundamental para mudar esta realidade, mas existem também outras formas de ajudar. Pode apoiar as diversas ações de proteção animal existentes no nosso país, através de ajudas monetárias ou com a doação de bens alimentares. Pode ainda apadrinhar um animal institucionalizado, ajudar com trabalho voluntário e defender os direitos dos animais, promovendo o bem-estar destes nos locais em que encontram”, pode ler-se no site oficial do clube alvi-negro.
Os jogadores do Nacional fizeram uma sessão fotográfica com cães e gatos para adoção.