O bicampeão Rovanperä, que participa no campeonato deste ano a tempo parcial, gastou 2:25.14,3 horas para cumprir as 16 especiais da prova, deixando na segunda posição o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), a 15,1 segundos, com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) em terceiro, a 33,6.
“Sabe mesmo bem. Obrigado à equipa, pois o carro esteve perfeito”, frisou o piloto de 23 anos, após garantir o 15.º triunfo da carreira.
No entanto, o quarto lugar de Thierry Neuville (Hyundai i20), aliado à desistência do francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) — o francês regressou hoje à prova, mas falhou os pontos de sábado –, colocam Neuville perto de conquistar o primeiro título da carreira.
O belga precisa de bater Ott Tänak na próxima ronda, o rali do Centro Europeu, e perder menos de cinco pontos para Ogier e Evans.
“Já sabíamos que ia ser um fim de semana difícil. Não conseguíamos igualar o desempenho dos Toyota. Ainda faltam duas corridas, mas estou satisfeito por terem acabado as provas de terra”, concluiu Neuville.
Rovanperä dominou a prova nos últimos dois dias, somando 28 pontos para o campeonato. Neuville, que foi quarto classificado, amealhou 15, enquanto Ogier salvou um pouco os móveis, ao ser o mais rápido no super-domingo (sete pontos) e vencendo a power stage (cinco pontos).
Apesar de estar, pelo terceiro ano consecutivo, a participar no campeonato a tempo parcial, Ogier ainda está na discussão do título, ainda que com hipóteses remotas de conquistar o nono cetro da carreira.
“Fiz tudo o que pude, mas cometi alguns erros estúpidos que me custaram o rali. Lamento pela minha equipa”, disse o francês.
Neuville lidera o campeonato, com 207 pontos, contra os 178 de Tänak e os 166 de Ogier e 161 de Evans.
Entre os construtores, a Hyundai lidera com 482 pontos, contra os 465 da Toyota.
A próxima ronda será o Rali do Centro Europeu, de 17 a 20 de outubro.