O arquipélago da Madeira vai continuar até ao final do dia de sábado com agitação marítima e vento forte, que hoje pode chegar aos 130 quilómetros por hora nas terras altas, segundo a meteorologista Maria João Frada.
A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou hoje à Lusa que até ao início da manhã o vento vai soprar forte com rajadas até aos 90 quilómetros por hora, sendo de 130 quilómetros por hora nas terras altas.
“A partir de amanhã [sábado] há uma tendência para diminuir, mas ainda será moderado a forte. Vai reduzir a rajada para os 70 quilómetros e nas regiões montanhosas de 100/110 quilómetros por hora”, disse.
A Madeira vai estar sob aviso amarelo por causa do vento até ao final do dia de sábado, segundo o IPMA.
“Relativamente às ondas, hoje e nos próximos dias vamos ter ondas de oeste noroeste com 4 a 5 metros, devendo-se manter até ao fim do dia de sábado, reduzindo depois para 3 a 4 metros. No entanto, devem manter-se nos 4 a 5 metros nos próximos dias ao largo do arquipélago”, explicou.
Por causa da agitação marítima, o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 03:00 de sábado.
A Madeira está ainda sob aviso amarelo até ao final do dia de sábado devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, e com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
LUSA