A recruta começa já na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, com os novos bombeiros a serem recebidos pela Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para o início da formação.
Durante a cerimónia, Paulo Cafôfo destacou “o significado deste recrutamento para os Bombeiros Sapadores do Funchal, tendo em conta que a última recruta decorreu há 17 anos, e que esta era uma carência identificada por todos. O compromisso era avançar, desde já, com a contratação de 24 bombeiros, mas acompanhamos de perto o processo de seleção e não tivemos dúvidas de que fazia todo o sentido integrar os 31 finalistas desta nossa primeira recruta.”
O Executivo decidiu aumentar o número de bombeiros recrutados, o que permitiu abranger todos os finalistas de um processo de seleção que começou no passado verão, com 170 candidatos.
Consoante definido posteriormente, quando foi assinado um protocolo entre a CMF e a Câmara Municipal de Lisboa, a nova Escola de Bombeiros do Funchal prevê que a primeira metade da formação decorra na capital, pelo que os novos recrutas partem para Lisboa já este fim de semana, dando início à sua formação na próxima segunda-feira.
Serão seis meses de formação específica junto dos Sapadores lisboetas, incluídos no ano de duração previsto para a recruta, com os novos bombeiros a cumprirem, depois, a segunda parte do seu estágio na Região.
Durante a cerimónia foi também anunciado que a Câmara Municipal do Funchal vai colocar quatro novas viaturas de combate a incêndios ao serviço dos Bombeiros Sapadores antes do verão, representando um investimento de 800 mil euros.
"Faremos investimentos não só em termos de formação, mas também em equipamentos e antes do verão teremos quatro novas viaturas de combate a incêndio, num investimento de quase 800 mil euros", sublinhou Paulo Cafôfo.