Alertada para a desordem na via pública, envolvendo vários indivíduos, a Esquadra da Ribeira Brava mobilizou prontamente uma patrulha para o local, a qual conseguiu pôr termo à contenda. Durante a identificação das partes envolvidas na contenda, um dos cidadãos intervenientes, ainda visivelmente alterado, opôs-se à intervenção da PSP, adotando uma postura não colaborativa e violenta.
Apesar dos esforços para aplacar pacificamente a sua animosidade, o referido cidadão continuou a injuriar e a ameaçar os patrulheiros da PSP, acabando por agredir fisicamente um dos agentes da autoridades presentes. Face à sua conduta e oposição, o cidadão agressor foi detido e algemado pela PSP, sendo transportado para as instalações policiais sob custódia, a fim de ser devidamente processado criminalmente.
O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, sendo notificado para comparência em tribunal para responder às acusações de resistência e coação a funcionário e agressão a agente da autoridade. Foi assegurada assistência médica ao polícia e ao arguido detido, quanto aos ferimentos que apresentavam.