As autoridades de saúde da Região Autónoma da Madeira acionaram hoje o Plano de Contingência da Gripe, face ao aumento da atividade gripal, havendo já registo de 300 casos por semana de pessoas que recorrem aos serviços de urgência.
O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) informa, por outro lado, que dos 99 casos analisados em laboratório, há a assinalar 34 casos de gripe, dos quais 26 casos de gripe A e oito de gripe B.
Este mês morreram duas mulheres na Madeira de gripe A, mas as autoridades esclarecem que, apesar da ativação do Plano de Contingência, a atividade gripal ainda é considerada de baixa intensidade.
Três centros de saúde – Bom Jesus, Santo António (no Funchal) e Machico (zona leste da ilha da Madeira) – contam a partir de agora com unidades de gripe a funcionar entre as 08:00 as 20:00 horas, ao passo que em Câmara de Lobos (zona oeste) o serviço de urgência passa a estar disponível até às 23 horas.
Na Ribeira Brava e na Calheta, também na zona oeste da ilha, os centros de saúde contam com um reforço de equipas.
As autoridades determinaram, por outro lado, a pré-triagem nas urgências do Hospital Central do Funchal e criaram uma unidade de internamento no Hospital dos Marmeleiros, nos arredores da capital madeirense.
LUSA