O Comité Organizador de Paris2024, a federação internacional de triatlo e as autoridades locais tomaram a “decisão conjunta de cancelar a parte da natação” prevista para hoje, porque “o nível da água não oferece garantias suficientes”, indicaram em comunicado.
“Isto deve-se à chuva que caiu em Paris em 26 e 27 de julho. Segundo as previsões meteorológicas para as próximas 48 horas, Paris2024 e a World Triathlon estão confiantes de que a qualidade da água vai regressar aos limites mínimos antes do início das provas de triatlo”, lê-se.
As organizações recordam que já se verificou que, “com condições de verão (mais sol, temperaturas mais altas, ausência prolongada de chuva), a qualidade da água do Sena melhora significativamente”.
Recentemente, a organização de Paris2024 admitiu que a prova de triatlo poderia passar a duatlo, caso as condições da água do Sena não fossem as necessárias, caindo o segmento inicial de natação e mantendo-se o ciclismo e a corrida.
A prova masculina, com os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista disputa-se em 30 de julho, um dia antes de Melanie Santos e Maria Tomé participarem na prova individual feminina. Os quatro portugueses disputam em 05 de agosto a estafeta mista.
As provas de natação de águas abertas, nas quais Angélica André vai participar em 08 de agosto, podem ser mudadas para o Centro Náutico Vaires-Sur-Marne, local das provas de canoagem e remo.