O Grupo Desportivo do Estreito comemora hoje, dia 24 de julho de 2024, o seu 44º Aniversário. Há cerca de 14 anos que esta coletividade é presidida pela equipa da professora Sónia Silva
Na época desportiva de 2023/2024 competiram no Grupo Desportivo do Estreito, cerca de 767 atletas, 421 femininos e 346 masculinos, distribuídos pelas modalidades de Atletismo (Pista, Estrada e Trail), Basquetebol, Futebol, Hóquei em Patins, Orientação, Voleibol e Ténis de Mesa, o que faz com que esta coletividade seja uma das mais representativas a nível regional.
A equipa que hoje comanda os destinos deste clube em 10 anos triplicou o número de atletas federados e reabrimos algumas modalidades encerradas após a crise de 2012.
Para além da competição federada, são desenvolvidas outras atividades como a dança para crianças e a ginástica para adultos, e atividades motoras realizadas pela Seção de Todo-o-Terreno.
A nível de representação em competições internacionais, o Grupo Desportivo do Estreito teve atletas a competir internacionalmente na modalidade de Atletismo, alguns em representação da Seleção de Portugal.
Nos campeonatos Nacional arrecadaram cerca de 40 títulos nacionais individuais em Atletismo e Orientação, e mantêm as duas equipas femininas e masculinas na 1º Divisão nacional, que se classificaram na 3ª posição e 6ª posição respetivamente.
A nível Regional os títulos arrecadados foram muitos, mais de uma centena, quer individual quer coletivamente, com destaque para a modalidade de Atletismo, e para a formação das modalidades de Orientação, Voleibol e Hóquei em Patins que sobressaem no panorama regional pelo seu desempenho desportivo.
Vários atletas da modalidade de Voleibol e Hóquei em Patins foram chamados a integrar as Seleções da Madeira e dessa forma representar a Região lá fora.
O Grupo Desportivo do Estreito tem tido um papel muito determinante no panorama desportivo, e a sua formação tem dado bons frutos, que podem ser comprovados este ano com a presença nos Jogos Olímpicos de Paris de dois atletas que se formaram no clube, ambos naturais de Câmara de Lobos, Marcos Freitas, no Ténis de Mesa, e João Pedro Buaró, no Salto com Vara.
Com o lema “A formar campeões desde 1980”, o Grupo Desportivo do Estreito tem percorrido um caminho de sucesso, com algumas dificuldades, mas muito confiante para o futuro, e com mais projetos desportivos no horizonte.