A recuperação do primeiro edifício ao abrigo do IFFRU 2020 acontece no centro histórico da cidade do Funchal. Trata-se de um edifício na freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal, no valor de 645 mil euros. A obra deve ficar concluída no final do primeiro semestre deste ano.
O banco avança que tem 713 milhões de euros disponíveis para o financiamento de projetos de reabilitação e revitalização urbanas, ao abrigo do mesmo programa. Desse montante total, 375 milhões são fundos do Santander e os restantes 338 milhões de euros são fundos do IFRRU2020.
O IFRRU é um instrumento financeiro composto por empréstimos hipotecários e empréstimos com garantia das SGM (Sociedades de Garantia Mútua) para apoiar projetos de eabilitação e revitalização urbanas, e de eficiência energética, em todo o território nacional, em áreas definidas como prioritárias por cada Câmara Municipal.
O programa prevê a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos (ou com idade inferior mas com nível de conservação mau ou péssimo de acordo com o Dec.-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de dezembro); a reabilitação de espaços e unidades industriais abandonados; e a reabilitação de frações privadas inseridas em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.